Bem-vindo a nossa ciranda de textos e ideias.

Juntos de mãos dadas numa linda ciranda de letras e histórias de vida, conectados pela vontade de escrever ...

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

ERROS DE ORTOGRAFIA

Nome: Luíse Toebe de Arrial

Série: 7ª série (8º ano)


Todos sabem que há muita gente que escreve errado pelo mundo a fora, simplesmente escreve errado e nem se dá por conta, por que isto acontece? Você sabe?
Isto acontece pelo fato de que hoje em dia as pessoas usam diariamente a internet, ou seja, o famoso “MSN” ou até o novo e o qual é a “febre” dos adolescentes: o “twitter”, estes dois sites que são muito usados não exigem o uso das regras ortográficas, então os jovens escrevem tudo do jeito que bem entendem... Mas estes erros graves acostumam, e quando se vai fazer um texto sério na escola, ou em qualquer lugar, escreve-se totalmente errado!
Percebe-se também em anúncios publicitários muitos erros ortográficos que foram escritos por pessoas com graduações, ou alguém que possui um índice cultural elevado perante a sociedade. Mas como hoje em dia poucas pessoas têm um conhecimento prévio sobre o assunto, ninguém dá atenção ao modo que está escrito o anúncio. Como por exemplo, a manchete que estava na internet há pouco tempo a qual dizia assim: “Difícil, mais não impossível”. Conseguistes achar o erro? Não? Então este texto é especialmente feito para você! O erro está na palavra “mais”, neste caso não o “mais”, e sim “mas”. Muitos cidadãos confundem estas duas palavras tão parecidas, porém com significados absolutamente diferente. Pois o termo “mais” expressa intensidade como, por exemplo: “Gosto de você mais do que nunca!”. Já o termo “mas”, é usado na frase que contém uma adversidade como no exemplo anterior: “ Difícil, mas não impossível”. Isto é o mínimo de conhecimento que uma pessoa deve ter quando resolve por um anúncio na internet. Pois é na internet que todas as pessoas do mundo olham e criticam o que esta escrito, mas tem também aquela pessoa que não vê nada de mais nisto, que simplesmente olha e pronto!
Outro exemplo é aquelas pessoas que resolvem abreviar todas as palavras possíveis, não há nada contra abreviações, mas estas já estão passando dos limites. Os adolescentes por aí estão apelando para a escrita totalmente fora do comum, como por exemplo a abreviatura de você que é “VC” já virou “VS” , “VSE” ou até pior como “VÇE” , o que leva um ser humano a fazer esta atrocidade destas com a língua portuguesa? Pois é, não se sabe, mas o fato é, a internet está deixando as pessoas fora de si! Às vezes até se pergunta o que estes jovens ou até adultos pensam sobre o fato de estudar mais, ler um livro para não cometerem estes graves erros? Mas às vezes eles falam:
“- Pra que ler um livro se eu posso ficar jogando Tíbia, mexendo no orkut alheio...?”
Enfim... A sociedade deve mudar muito para querer postar algo, ou até mesmo julgar alguma coisa, pois há muita gente que diz que ler livros é chato, mas na verdade nunca pegou se quer um livro para começar a ler, então mude já, pois conhecimento é a base de tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário