Bem-vindo a nossa ciranda de textos e ideias.

Juntos de mãos dadas numa linda ciranda de letras e histórias de vida, conectados pela vontade de escrever ...

sábado, 16 de outubro de 2010


Texto quer dizer tecido; mas enquanto até aqui esse tecido foi sempre tomado por um produto, por um véu acabado, por detrás do qual se conserva, mais ou menos escondido, o sentido (a verdade), nós acentuamos agora, no tecido, a ideia generativa de que o texto se faz, se trabalha através de um entrelaçamento perpétuo; perdido neste tecido - nessa textura - o sujeito desfaz-se, como uma aranha que se dissolvesse a si própria nas secreções constitutivas da sua teia.
Roland Barthes, O Prazer do Texto. Lisboa, Edições 70, 1974.




Texto (do latim textu, tecido)
Tecer (do latim texere) - fazer (teia ou tecido) com fios; urdir, tramar.
Tramar - passar (a trama) por entre os fios da urdidura; tecer, entrelaçar, entecer, entrelaçar. Armar, maquinar, urdir: tramou toda a história, pretendendo iludir pessoas ingénuas. Intrigar, enredar.
Trama (do latim trama) - o conjunto dos fios passados no sentido transversal do tear, entre os fios da urdidura. Enredo, intriga, teia. Intriga.
Intriga - enredo.
Intricar (do latim, intricare) - enredar, emaranhar, embaraçar.
Urdir (do latim ordire, por ordiri, 'começar o trabalho da tecelagem'). Dispor os fios da tela. Tecer, entrelaçar os fios de (a teia). Preparar o entrecho de. Preparar cavilosamente; enredar, tramar, maquinar. Imaginar, fantasiar.
Enredo - intriga. Manha, ardil. Mentira. Conjunto dos incidentes que constituem a acção de uma obra de ficção; entrecho, intriga, urdidura, fábula.');
Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, 2ª ed. Rio de Janeiro, Editora Nova Fronteira, 1986.

Nenhum comentário:

Postar um comentário